Colágeno fará sua pele ficar com uma aparência mais jovem?

O hype do colágeno é válido?

Hoje em dia há inúmeras informações na internet sobre a capacidade do colágeno para restaurar sua pele para uma aparência mais jovem e mais hidratada.

Essas declarações são válidas?

Existe pesquisa para apoiar as reivindicações?

Comer colágeno faz sua pele parecer mais jovem?

aparência mais jovem

Infelizmente, a pesquisa não é robusta quando se trata de validar as alegações de que o colágeno fornece efeitos “surpreendentes” para a sua pele.

Colágeno hidrolisado é o tipo mencionado quando se trata de benefícios para a pele. O colágeno hidrolisado é muito digerível e, portanto, é facilmente absorvido pelo organismo.

O colágeno é uma proteína. Quando as proteínas são altamente digeríveis, elas são quebradas em aminoácidos. Cada proteína que você consome, incluindo o colágeno, é dividida em aminoácidos, ou sequências curtas de aminoácidos chamados peptídeos.

É freqüentemente mencionado que o colágeno é rico em 3 aminoácidos específicos também encontrados em nossa pele – glicina, prolina e hidroxiprolina. Lembre-se, esses aminoácidos específicos não são aminoácidos essenciais, o que significa que podem ser fabricados pelo seu corpo. Mas eles são particularmente ricos em nossa pele, então vamos fazer algumas perguntas sobre eles:

  • Estes aminoácidos são encontrados apenas no colágeno, ou existem alimentos comuns ricos neles?
  • A ingestão de colágeno hidrolisado ajuda a sua pele?
  • Estes aminoácidos encontrados no colágeno causam rejuvenescimento da pele?

Alimentos comuns ricos em glicina, prolina e hidroxiprolina

Acontece que esses 3 aminoácidos são facilmente encontrados em nossa dieta. Ver abaixo:

Fontes animais

  • peixe
  • carne
  • laticínios

Fontes vegetais

  • soja
  • espinafre
  • couve-flor
  • repolho
  • couve
  • espargos – prolina
  • batatas – prolina
  • cogumelos – prolina
  • pepinos
  • pimentas – hidroxiprolina
  • salsa – hidroxiprolina
  • feijões
  • kiwi
  • abóbora
  • banana
  • manga – hidroxiprolina

Essa é uma boa seleção de alimentos. Não parece ser difícil encontrar esses aminoácidos específicos nos alimentos.

O colágeno ajuda a sua pele?

De acordo com o Dr. Axe, que tem um site bem sucedido vendendo produtos de colágeno, o colágeno estimula as células da pele , articulações e ossos, levando à síntese e ao crescimento do colágeno.

Ele enfatiza os três aminoácidos que acabamos de discutir e afirma especificamente que a hidroxiprolina tem propriedades especiais. De acordo com o Dr. Ax, a hidroxiprolina não é completamente digerida e a digestão parcial tem o benefício de estimular a síntese de colágeno na pele e em outras áreas do corpo. Em seu site, ele enfatizou particularmente o colágeno de peixe nesse sentido.

Isso soou promissor e eu estava animado para rever a referência em sobrescrito em seu site. Infelizmente, quando segui o link, fui a um site que vende colágeno de peixe, e não pesquisa, como eu esperava ver.

Os suplementos de colágeno farão você parecer mais jovem?

Eu revisei dados de vários dermatologistas, mas, infelizmente, não houve nenhum acordo esmagador sobre os suplementos de colágeno que beneficiam a pele.

Os dermatologistas concordam com os benefícios associados à injeção de substâncias estimulantes de colágeno, como os preenchedores de ácido hialurônico na pele, mas isso é uma ajuda que você procuraria com um dermatologista qualificado.

Um estudo de 2015 mostrou que a hidratação da pele melhorou com a ingestão de um pó de colágeno, mas há poucos estudos controlados por placebo que provam que o colágeno fornece benefícios reais para a pele, de acordo com o Dr. George Sun.

A British Skin Foundation afirma que comer colágeno não beneficia a pele de forma alguma.

Dermatologistas concordam em como manter sua pele jovem

O que os dermatologistas concordam e recomendam para a pele é o seguinte:

  • protetor solar
  • antioxidantes
  • Retina
  • produtos de colágeno tópico e injetável
  • lasers que engrossam, apertam e estimulam a produção de colágeno na área que recebe a terapia

O Dr. Schlessinger, outro dermatologista, disse o seguinte: “Enquanto os suplementos de colágeno, bebidas e pós aumentaram em popularidade no mundo da beleza, você não deve esperar benefícios visíveis na pele de ingeri-los.”

Dermatologista diz que o colágeno não vai ajudar suas rugas

Ele continua: “É ainda mais difícil acreditar que ingerir colágeno poderia ajudar a lidar com uma área problemática em particular, como as rugas ao redor dos olhos que parecem se aprofundar a cada dia.” “É impossível que um suplemento oral atinja áreas específicas e atinja o alvo. lugares que precisam de mais impulso ”, diz Schlessinger. “Além disso, tomar colágeno em pó pode ter efeitos colaterais negativos, como dor óssea, constipação e fadiga.

Dr. Surampudi, professor de medicina na divisão de nutrição clínica da UCLA citou vários estudos mostrando benefícios na elasticidade da pele e diminuição dos pés de galinha em 19 por cento, mas também observou que mais pesquisas são necessárias porque muitos dos estudos até agora não são apenas pequenos, mas patrocinado por uma empresa que vende o produto de colágeno.

As estatísticas são claras em estudos financiados por empresas que vendem o produto pesquisado – são distorcidas em benefício da empresa em cerca de 75% do tempo.

O que funciona para a sua pele?

A maior concordância entre os profissionais de saúde era como manter uma aparência saudável e jovem de sua pele. Seu conselho – evitar certos fatores de estilo de vida conhecidos por inibir a produção de colágeno e aumentar a degradação do colágeno. Esses incluem:

  • Excesso de açúcar
  • Álcool
  • exposição ao sol
  • Fumar

Como começou a nossa fixação de proteínas?

De onde surgiu a ideia de que precisamos de muita proteína balanceada para sermos saudáveis?

Você já ouviu o mito da combinação de proteínas? É a noção de que você precisa combinar certos alimentos em uma determinada refeição para garantir que a proteína esteja completa. Eu sou freqüentemente perguntado sobre isso quando eu leciono.

O conceito foi criado há cerca de 40 anos e afirmava que, uma vez que certos alimentos, particularmente alimentos vegetais, eram baixos em determinados aminoácidos essenciais. Devido a essa deficiência percebida, foi recomendado que você complementasse o perfil de aminoácidos de um alimento com outro alimento.

Um exemplo disso é arroz e feijão. Pensou-se que precisavam ser comidos juntos para fazer uma proteína completa. Isso estava errado.

 

O dr. John McDougall conseguiu “conquistar” a American Heart Association e fez com que eles se retratassem da alegação de 2001 que questionava a integridade das proteínas vegetais. A Associação reconhece agora que “as proteínas vegetais fornecem todos os aminoácidos essenciais”.

Por que a combinação de proteínas é desnecessária?

O corpo é capaz de lidar com o problema do próprio desequilíbrio de aminoácidos? Sim.

 

O corpo humano é extremamente inteligente e orientado para a sobrevivência. Seu corpo realmente recicla proteínas e mantém um “estoque” de aminoácidos livres que pode utilizar para complementar as proteínas, conforme necessário.

 

Cerca de 90 gramas de proteína penetram diariamente no trato digestivo para serem decompostos e depois reagrupados. Por quê? A fim de equilibrar quaisquer deficiências da proteína que você come.

Acredita-se que seja praticamente impossível ingerir uma dieta à base de alimentos integrais que seja suficiente em calorias e ainda seja deficiente em proteínas.

Você está impressionado com o brilho do seu corpo? Eu estou constantemente…

Parece lógico que o colágeno seja particularmente “especial” ou “único”?

Faz sentido, portanto, combinar proteínas ou comer proteínas “especiais” quando há 90 gramas disponíveis para serem remontadas conforme necessário?

 

Você provavelmente não vai se surpreender que grande parte da minha pesquisa rendeu comentários como este de uma variedade de médicos: “Porque o nosso corpo quebra colágeno em aminoácidos e, em seguida, os reúne em proteínas, tendo colágeno suplementar provavelmente não é melhor do que comer os alimentos ricos em colágeno. ”

Há concordância de que os alimentos comuns diários são ricos nos mesmos perfis de aminoácidos encontrados no colágeno. A lista inclui alguns dos alimentos vegetais mais saudáveis, incluindo brócolis, repolho, couve, cogumelos e feijão.

Alimentos ricos em vitamina C devem ser enfatizados

Alimentos ricos em vitamina C precisam ser uma parte importante de sua dieta devido ao papel da vitamina C na produção de colágeno. Infelizmente, tendemos a ser muito deficientes em frutas e legumes.

Alimentos ricos em vitamina C incluem:

  • cítrico
  • pimentões
  • kiwis
  • brócolis
  • couve, para citar alguns.

Discutimos a grande importância dos alimentos contendo vitamina C e como eles são provavelmente o maior problema subjacente à perda de colágeno no primeiro capítulo desta série, “O que é colágeno? 4 coisas que você deve saber ” .

Minha conclusão

Eu embarquei nesta série inteira sobre colágeno de mente muito aberta e ansiosa para ver quais benefícios eu poderia encontrar. Há tantos dados na internet, mas é claro que estou interessado na ciência e na pesquisa independente, não pagos por nenhuma empresa com interesses pessoais.

Certamente existem abundantes “alegações”, mas a pesquisa difícil foi escandalosamente escassa.

Eu não posso nem dizer que há um resultado neutro para minha pesquisa. Em outras palavras, não posso dizer que o colágeno pareça inocente .

Os problemas com colágeno superam quaisquer benefícios:

  1. O colágeno é uma proteína incompleta, faltando o importantíssimo aminoácido essencial triptofano. A deficiência de triptofano pode criar sintomas de ansiedade e depressão .
  2. O colágeno é rico em aminoácidos que não são essenciais, portanto, aqueles aminoácidos que podem ser produzidos a partir de outros alimentos que contêm proteínas que você come. Os aminoácidos específicos encontrados tão abundantemente no colágeno estão prontamente disponíveis em alimentos comumente consumidos, portanto , você não precisa comprar pó de colágeno.
  3. O colágeno é 100% proteína de uma fonte animal e, portanto, tenderá a aumentar a produção de IGF-1, um iniciador de câncer .
  4. Não há fortes evidências de que o colágeno afeta sua pele, a menos que você esteja injetando nele.
  5. Caldo de osso, mesmo de galinhas orgânicas, tem quantidades perigosas de chumbo nele.
  6. Descobriu-se que os pós de colágeno contêm antibióticos, metabólitos de drogas, parabenos e inseticidas.

 

O único benefício que encontrei foi discutido na parte 3 desta série, onde revisei a literatura mostrando benefício para aqueles que sofrem de artrite reumatoide, mas apenas quando eles continuam a ingerir pó de colágeno. Considerando os benefícios que vemos com nossos pacientes que sofrem de artrite reumatoide no protocolo autoimune que oferecemos, não vejo razão para usar o colágeno diariamente com suas quedas.

 

O que você acha? Eu gostaria de ouvir seus comentários.

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