O que as unhas dizem sobre a sua saúde

O cuidado pessoal inclui manter as unhas limpas, fortes e cuidadas. No entanto, a aparência das unhas não é apenas uma questão estética, porque elas podem nos dizer muitas coisas sobre a nossa saúde. Aprender a observar suas unhas pode ajudar a descobrir possíveis doenças.

Suas unhas são fracas e quebradiças, quebram com muita facilidade, são amarelados ou têm outras manchas, alterações no formato e irregularidades?

É importante aprender a conhecer o estado das nossas unhas, a fim de identificar se, a qualquer momento, elas estão indicando que algo não está bem em nosso corpo.

O que as unhas dizem sobre a nossa saúde?

Descamações 

As unhas são constituídas por várias camadas de queratina unidas, que lhe dão a forma suave e uniforme. Se suas unhas começarem a descascar e perder sua camada superior, é possível que você esteja fazendo algumas atividades abruptas que estão afetando sua saúde, então você terá que prestar mais atenção para resolvê-la.

Este problema é muito frequente quando você expõe as unhas a água muito quente ou ar frio e seco. Lembre-se de usar luvas ao entrar em contato com água e um creme hidratante logo após, evite banhos muito quentes, pois o hábito prejudica não só as unhas como a pele.

Neste caso, também pode significar que seu corpo precisa de um nutriente chamado ácido linoléico, que você pode incorporar com óleo de soja, azeite ou girassol.

Outra justificativa para esse tipo de unhas é a falta de nutrientes em sua dieta e anemia.

Forma de colher

 As unhas normais são levemente elevadas no meio e caem em uma curva na direção da ponta. Se perceber que suas unhas são opostas ou seja, a curva ascendente como “colher”, possivelmente, você está alertando para problemas anemia por deficiência de ferro.

Consulte um médico para tratá-lo o mais rápido possível.

Fragilidade 

Desejar que as unhas cresçam rápido e forte é algo comum, mas muitas pessoas sofrem com a fragilidade e quebra.

Isso é bastante comum, especialmente em mulheres que têm unhas compridas. Se suas unhas são frágeis, é um sinal de que elas precisam de mais umidade e nutrição, tanto externamente quanto internamente.

Também pode ser um sinal de hipotiroidismo ou uma dieta pobre em ferro. Neste caso, recomenda-se aumentar o consumo de vegetais verdes, carnes, ovos e vitamina B.

Irregularidades

 São irregularidades que alteram a textura macia da unha criando marcas perceptíveis. Se isso acontecer com você, suas unhas podem estar sofrendo de psoríase, uma inflamação da pele, neste caso afeta sob as unhas para a superfície e faz com que essas marcas apareçam.

É importante tratá-lo a tempo de recuperar a maciez e a textura uniforme da unha.

Cor amarelada 

Se suas unhas perderam o tom rosado e começaram a parecer amareladas, elas podem estar indicando diabetes ou simplesmente pelo hábito de fumar

Este sinal também pode ser um problema de fungos ou psoríase sob as unhas. Neste caso, é melhor consultar o médico.

Manchas brancas 

Se você notar algumas manchas brancas na superfície de suas unhas, na maioria dos casos não é para se preocupar, porque elas podem ser um sinal de um golpe que você não lembra ou não notou.

Em outras ocasiões, aparecem por falta de zinco ou mineral que você pode adquirir se aumentar o consumo de grãos integrais, frango e peixe.

É importante saber que ao observar manchas com colorações diferentes, caso elas não tem aparecido devido a pancadas ou golpes, é necessário consultar um médico dermatologista para avaliar corretamente o que está acontecendo no seu caso.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *